O Barroco Europeu
O êxtase de Santa Teresa, de Bernini |
Contexto histórico
A Europa enfrentava profundas crises de ordem política, econômica e social. Período marcado por extremos conflitos espirituais: o cristianismo da Idade Média travava batalha com o racionalismo do Renascimento, resultando em uma arte de antagonismos.
A arte barroca (1600-1750) conseguiu ser o mais suntuoso e ornamentado da história da arte acoplando a técnica avançada e o grande porte da Renascença com a emoção, a intensidade e a dramaticidade do Maneirismo.
Termo de origem portuguesa aplicado para designar pérola de formato irregular ( nas artes é pejorativo para indicar linhas enroladas ou irregulares, que se opunham à rigidez do estilo renascentista).
Como causa do movimento barroco, pode-se citar a Contra-Reforma que fez a sociedade reagir contra as tendências pagãs do renascimento através da arte.
Apesar de ter sido um estilo internacional, percebemos sua maior força entre países como a Itália, Espanha e Áustria, não tendo atingido muito os países protestantes como a Inglaterra.
Da Europa, o barroco irradiou-se para a América Latina, onde permaneceu durante um século.
Principais características
- A perspectiva aérea aprimora a ilusão de profundidade. Tentativa de representar o infinito
- A teatralidade das obras, o dinamismo, a urgência, o conflito e o forte apelo emocional.
- As formas desobedecem às leis lógicas
- Composição em linhas diagonais, provocando intensamente a sensação de movimento.
- Equilíbrio assimétrico causando dinamismo na composição
- Grandiosidade, volume luz e sombra .
- Linhas curvas contorcendo-se em espiral.
- Mistura de diversos gêneros artísticos
- Perfeição técnica do desenho e da representação do corpo humano
- Qualquer temática poderia ser acompanhada de uma revoada de anjos.
Arquitetura
A arquitetura barroca prevalece sobre as demais manifestações artísticas. E está inteiramente interrelacionada à escultura.
Características: exterior simples, em oposição ao interior opulentamente ornamentado, com valorização do entalhe; altares e retábulos luxuosamente ornamentados com policromia e aplicação de ouro; fachadas simples com frontões triangulares modificadas por curvas e volutas; preferência pelo uso de cúpula e tetos pintados de forma a dar efeito de espaço para o céu
Principais arquitetos: Borromini, Guarini , Maderno e Bernini.
Escultura
A escultura contribui para a estética da arquitetura através de movimentos. As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços se contorcem, demonstrando um movimento exagerado. Predominam nas esculturas as curvas, os relevos e a utilização da cor dourada.
Apolo e Dafne, de Bernini |
Características da escultura: curvas e contracurvas, dramaticidade, drapeados, emoções, espirais, exagero de detalhes e movimento e expressividade da figura humana.
Principal escultor: Gian Lorenzo Bernini - arquiteto, urbanista, decorador e escultor.
Pintura
A ceia em Emaús, de Caravaggio |
Os contrates fortes de luz e sombra movendo o espaço pictórico, linhas em espiral criando um ritmo dinâmico, através de um movimento em cadeia sempre contínua marcam a pintura barroca.
Características da pintura barroca
- Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
- Composição assimétrica, disposição dos elementos em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.
- Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.
- Expressão exacerbada dos sentimentos
- Figura saltando do fundo escuro
- Linhas curvas
- Várias figuras em um mesmo quadro
- Temas: Em países católicos, como Flandres, a arte religiosa florescia, ao passo que nas terras protestantes do norte da Europa, como a Inglaterra e a Holanda, as imagens religiosas eram proibidas. Em conseqüência, a pintura tendia a naturezas-mortas, retratos, paisagens e cenas do cotidiano.
- Música: principais compositores: Bach, Haendel, Vivaldi e Rameau.
- Dança: o ballet ganha importância, principalmente, com Luís XIV, na França.
O triunfo da divina providência, de Andrea Pozzo |
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